A DeMolay Alumni no Brasil
No Brasil a Associação DeMolay Alumni foi organizada pela primeira vez em setembro de 1994, quando foram tomadas as primeiras providências oficiais junto ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil e a solicitação de informações junto à DeMolay Alumni dos EUA.
Neste processo, o Ir. Daniel Houlahan, de Kansas City, MO, EUA, foi fundamental em auxiliar na preparação da criação da nossa ALUMNI brasileira.
Outros Irmãos também ajudaram muito neste processo, podendo citar, os irmãos Armando Mattoso Millem, Max Pereira, Márcio Nogueira, Paulo Heitor Guglielmo, Natanael Damasceno, Adriano Marreiros, Bernardo Galindo Coutinho. Outros Estados também auxiliaram muito, com a presença Dieter Allan Miers (SC), André Baumgratz (SC), Johnny A. Campestrini (SC) e Renato Heitor (PE).
A primeira Diretoria da ALUMNI era composta pelos seguintes oficiais:
Presidente: Armando Mattoso MillemVice-Presidente: Natanael DamascenoSecretário: Claudio Magioli Núñez
O primeiro Colégio, ou grupo local, foi o denominado "Louis G Lower", sendo o primeiro Presidente o Ir. Bernardo Galindo Coutinho. Pouco mais tarde, outros Colégios foram fundados pelo Brasil.
A Instalação se deu juntamente em um inesquecível banquete medieval realizado na cidade de Petrópolis, em um verdadeiro Castelo que foi arrendado para o evento. Foi um banquete ritualístico para 500 talheres.
No Congresso Nacional da Ordem DeMolay de 1999, em Goiânia, a Associação DeMolay Alumni Brasil ganha, após um intervalo de funcionamento de alguns anos, uma Diretoria. Durante o Congresso Nacional da Ordem DeMolay para o Brasil de 2001, em Porto Velho, a Associação DeMolay Alumni Brasil tem uma nova Diretoria constituída, de modo a faze-la voltar às atividades e coloca-la a serviço da Ordem DeMolay Brasileira. Desde tal época até hoje, ela tem estado presente em diversos momentos e eventos da Ordem DeMolay brasileira.
Atualmente, ela está presente de forma regular em 15 Estados, e nestes há um grande número de Colégios Alumni formados e em processo de formação. Isto permite a Seniores DeMolay de várias partes do País congregarem-se para juntos trabalharem pela Ordem, da esfera Capítular à esferna nacional.
POR QUE O NOME "COLÉGIO"?
Nos EUA é comum o nome "Capítulo Alumni". Mas nossos fundadores, para evitar confusão do termo no Brasil, por isso, adotaram o termo "Colégio", pois o nome "alumni" significa "ex-alunos" em latim. Portanto, os "formandos" da Ordem DeMolay se reuniriam em um Colégio.
O objetivo principal da semente plantada por nossos fundadores em 1994 continua sendo o mesmo de hoje: reunir os Seniores DeMolays do Brasil para continuarem a trabalhar em prol do engrandecimento da Ordem DeMolay no país, auxiliar seus Capítulos, os Conselhos Consultivos, os Estados, e manter relações fraternais com a Maçonaria.
VIDA DEMOLAY APÓS A MAIORIDADE
Ao contrário do que muitos pensam, o Sênior DeMolay, tem muito mais atividade após a Maioridade. A seguir, alguns exemplos das atividades que podem ser desenvolvidas por um sênior DeMolay:
-Participação no Conselho Consultivo do Capítulo;
-Desenvolvimento de trabalhos e palestras, visando a melhoria ritualística e administrativa de Capítulos e Conventos;
-Promover instrução ritualística e administrativa, aproveitando a experiência acumulada ao longo do anos, para auxiliar um Capítulo ou mesmo um Convento a trabalhar corretamente nestes aspectos;
-Devido a sua experiência, o Sênior pode auxiliar na integração do Capítulo com a sociedade que o rodeia;
-Desenvolver campanhas de participação conjunta (Colégios Alumni x Sociedade), envolvendo outros grupos sociais, desde Diretórios Acadêmicos de Faculdades e Universidades, até grupos como o Rotary e Rotaract, entre outros;
-O simples auxílio aos membros ativos e Maçons que fazem o Capítulo ou Convento trabalhar, colocando sua experiência a serviço das atividades realizadas e a realizar.
FUNÇÃO DE UM SÊNIOR DEMOLAY
Qual é a real função do Sênior DeMolay? Esta é a pergunta que tanto os DeMolays ativos, quanto os tios maçons e até mesmo alguns Seniores fazem quando são questionados em relação à Maioridade.
O jovem, no momento em que atinge a Maioridade, deve antes de mais nada servir como um exemplo a ser seguido por aqueles por aqueles jovens que em breve também se tornarão Seniores. Demonstrar através de atitudes que os princípios de fraternidade e cidadania não existem apenas entre as fileiras de um Capítulo, e que estes devem sim ser aprimorados e levados para a fora dos limites da Sala Capitular.
O Sênior é o líder forjado nas fileiras de um capítulo, e a lembrança de “das fileiras veio, para as fileiras retornará” deve sempre presente.
O Sênior não é melhor que o DeMolay ativo. Ele apenas tem algo que com o tempo os Demolay´s ativos também terão – EXPERIÊNCIA.
Todos os Capítulos, Conventos ou Cortes podem agendar com as Associações Alumni Locais a realização de Palestras, Cursos, Apresentações, Arbitragem de Eventos Esportivos, etc.
Aproveite-se da experiência dos Seniores DeMolay, procure-os! Seniores, chamem seus Irmãos e montem sua Associação de Seniores. Ainda há muito o que fazer de bom na Ordem DeMolay!